domingo, 16 de novembro de 2014

Meu Brasil, brasileiro

Querido diário,

Ontem foi dia 15 de novembro de 2014, comemorou-se no Brasil a Proclamação da República, são 125 anos de república no Brasil. A pergunta que fica é: O que isso significa? Alguns dirão que nada significa, outros dirão que o Brasil mudou para pior, outros dirão que o Brasil melhorou e há ainda aqueles de falarão sobre o fato do Brasil "ter futuro" ou não.
Aqui eu gostaria de deixar a minha opinião, eu acredito que o Brasil simplesmente mudou. Quando olhamos a história do mundo, vemos que há ciclos nas sociedades, há o ciclo da loucura, todo mundo porra louca muito liberal e o ciclo do politicamente correto. Isso tendo reflexo nos mais diversos aspectos da nossa sociedade, cultural, político, jurídico, etc. Nesses 125 anos passamos por muitas coisas: uma recente (em 1889, claro) abolição da escravatura, uma adaptação e ainda atual criação de uma personalidade como nação, liberdade e igualdade gêneros, 21 anos de ditadura (e aqui), uma nova Constituição Federal e "atualmente" (nos últimos 25 anos) uma invasão de culturas, decorrente da globalização. Muita coisa em 125 anos, não é mesmo? Se pararmos para pensar o Brasil é realmente um país muito jovem, nos últimos 125 anos, vivemos o que muitos países viveram bem antes.
No contexto atual, o Brasil está entrando no que eu chamo de ciclo do coxinha (rs), mas isso nada mais é do que o aumento do modo conservador das pessoas ao se posicionarem perante as questões das atualidades e do nosso cotidiano. Nas décadas de 70, 80 e 90, ao pesquisar (afinal, não era nascida rs), percebi uma sociedade em luta, os jovens querendo quebrar barreiras, sair do conservadorismo de seus pais (aqui, aqui, aqui, aqui e aqui). Nos anos 2000, século XXI, com a calmaria no cenário social, percebemos (aqui eu já era nascida rs), a volta do conservadorismo. Não tenho o pensamento de que isso seja algo necessariamente ruim, acho que é realmente apenas uma questão de ciclo, mas percebo analisando a história cíclica mundial que isso pode terminar em situações bem bizarras.


Querido diário, recentemente tivemos as eleições para presidente do Brasil, foram, dessa forma, "eleitos" aproximadamente 36 presidentes,  entre eleições diretas e indiretas. Sendo a desse ano a mais apertada em questão de porcentagem de votos entre a ganhadora Dilma Rousseff e o segundo lugar Aécio Neves. Não quero entrar no mérito de se foi bom ou ruim, mas quero muito falar sobre a movimentação popular e as discussões, tanto nas redes sociais, quanto nas ruas. Nunca havia visto uma eleição assim, o povo realmente se pronunciou, às vezes de forma agressiva demais, sem conteúdo, apenas pelo ódio e preconceitos, entretanto como já disse, somos um país jovem e pela primeira vez isso aconteceu. A participação nas urnas mesmo, não foi muito boa, porém ao meu ver o grande problema é o voto ser obrigatório no Brasil.
Eu discordo daqueles pessimistas que acreditam que o Brasil não tem jeito, que ele piorou, isso para mim é uma falácia. Creio na evolução do meu país e dos meus compatriotas, as mudanças de postura e cultural de uma sociedade são sempre sinal do desenvolvimento e da modificação do contexto social. Essas alternâncias cíclicas fazem parte da história do mundo, refletindo a luta do povo por mudanças. O meu amado país Brasil, não apenas ainda tem jeito, como também, está entrando no momento de maior amadurecimento do seu povo (#orgulhodefine kkkkkkkkk).

(Quem duvida que esse sapo é brasileiro?rsrs)

2 comentários:

  1. Não há dúvidas, melhorou muito.
    Mas precisa melhorar MUITO MAIS!
    Ter peito pra fazer acontecer as mudanças realmente importantes,
    entender, ter a real noção de sua força, que saibam: não é pouca!

    ResponderEliminar
  2. Com certeza!!! Mas, há esperança, pelo menos ao meu ver!!!
    Muito obrigada, pela visita!! Volte sempre!

    ResponderEliminar